O Grupo Unimed-Rio monitora o seu desempenho por meio dos indicadores GRI (Global Reporting Initiative), que permitem, de forma transparente, a comparação do desempenho entre diferentes empresas de diversos setores.

A elaboração de um relatório em conformidade com as Normas GRI fornece uma visão abrangente dos tópicos materiais de uma organização e seus respectivos impactos, e também de como são geridos. Tais normas representam as melhores práticas globais para o relato público de diferentes impactos econômicos, ambientais e sociais.

Este relatório foi elaborado em conformidade com as Normas GRI: opção Abrangente.

Saiba mais sobre esse modelo em: www.globalreporting.org.

INFORMAÇÕES GERAIS

Perfil organizacional

As informações apresentadas nesta publicação são referentes à Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda., conhecida como Unimed-Rio, e suas empresas controladas.

A Unimed-Rio é uma operadora de plano de saúde com atuação municipal compreendendo os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Possui uma rede própria de unidades assistenciais formada por dois hospitais (Hospital Unimed-Rio e Hospital Marcos Moraes), três prontos atendimentos (PA Barra, PA Copacabana e PA Méier), um espaço de prevenção (Espaço para Viver Melhor), além de duas parcerias no formato de joint venture, que resultaram na criação do Centro de Excelência Física e do Centro de Excelência Oncológica. A Unimed-Rio também possui 10% do banco de sangue GSH e 30% da operação hospitalar do Norte D’Or.

Em 2020, a empresa adquiriu 50% do capital social do Centro de Excelência de Radioterapia do Rio de Janeiro, uma expansão da parceria já existente com a Oncoclínicas do Brasil Serviços Médicos. A sociedade consiste no fornecimento de tratamento para doenças oncológicas (por meio de radioterapia) e contempla a utilização de uma máquina de radioterapia localizada no Hospital Casa de Portugal para beneficiários da Unimed-Rio e de outros planos de saúde. No mesmo ano, constituiu a empresa Green Corretagem de Seguros para o desenvolvimento da atividade de corretagem em parceria com a Corretora MDS.

Em 2021, outras parcerias foram realizadas, dando origem a novos negócios:

Domus (Home Care)
Parceria entre o grupo Unimed-Rio e o grupo Salinas, firmada em setembro de 2021, visando à construção de uma plataforma de gestão conectada da saúde em domicílio para a prestação dos serviços de atenção domiciliar, incluindo consultas médicas, de enfermagem, equipe multiprofissional e equipamentos de cuidado centrado no indivíduo em sua residência. Os planos de atendimento de baixa complexidade têm limite máximo de presença de técnicos de enfermagem por período menor ou igual a seis horas por dia no domicílio do indivíduo, visando à reabilitação e à prevenção de reinternação. A parceria inclui ainda planos de atendimento de média ou alta complexidade – internação domiciliar – que necessitem de acompanhamento de técnico de enfermagem por período de 12 (doze) ou 24 (vinte e quatro) horas por dia. A prestação dos serviços será realizada pela joint venture Domus Cuidados e Serviços em Saúde S/A, detida unicamente pela Salinas, e pela Unimed-Rio Participações e Investimentos S.A. (UPAR), na proporção de 50% para cada acionista.

Centro de Tratamento de Câncer
Em dezembro de 2021, a Unimed-Rio firmou uma nova parceria com o grupo Oncoclínicas para o desenvolvimento de um Centro de Tratamento de Câncer (“Cancer Center”), cujo escopo de atuação incluirá procedimentos cirúrgicos, de internação e de serviço de apoio diagnóstico terapêutico, assim como serviços de transplante de medula óssea aos beneficiários da cooperativa e/ou beneficiários de outras operadoras ou ainda pacientes particulares, de maneira exclusiva, desde que atendidos no Hospital Unimed-Rio para tratamento oncológico. As atividades do CTC serão desenvolvidas por uma sociedade de propósito específico denominada “CTC ONCOLOGIA S.A”, cuja sede será localizada no Hospital Unimed-Rio. A totalidade do capital social da companhia será detida unicamente pela Oncoclínicas e pela Unimed-Rio Empreendimentos Médicos e Hospitalares Ltda. (UREMH), na proporção de 50,01% e 49,99% para cada acionista, respectivamente.

Centro de Excelência Oncológica (Imunobiológicos)
Também em dezembro, houve um incremento na parceria existente entre o grupo Unimed-Rio e o grupo Oncoclínicas na prestação de Serviços de Oncologia, por meio da joint venture Centro de Excelência Oncológica S.A., a fim de prestar atendimento aos beneficiários dos planos de saúde operados pela cooperativa, de forma a garantir a excelência dos serviços de Oncologia.

A operadora possui um portfólio de produtos completo, com rede nacional e regional bem como opcionais, vantagens e benefícios para seus clientes.

Em função do mercado regulado pela ANS, os produtos da operadora podem ser suspensos em função de elevado índice de reclamações junto à agência reguladora, por meio de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs).

O endereço da sede da Unimed-Rio é: Av. Ayrton Senna, 2.500, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

A Unimed-Rio atua em um (1) país, o Brasil.

A Unimed-Rio é propriedade de seus médicos associados (cooperados), que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas decisões são tomadas em consenso durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege entre seus pares três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário. O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 13 conselheiros vogais (dez efetivos e três suplentes), e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (mesmo número do Fiscal, mas renovado a cada quatro anos).

Os conselhos supervisionam a performance econômico-financeira (Fiscal), organizam a empresa (Administração) e deliberam sobre aspectos médicos e éticos da Medicina (Técnico). As funções executivas são concentradas nos cargos de superintendentes, que se reportam diretamente às diretorias. A remuneração dos dirigentes é aprovada nas assembleias de cooperados, e aos diretores executivos são oferecidos alguns benefícios, comuns aos demais colaboradores.

A qualificação e as habilidades dos integrantes dos conselhos são determinadas pela aprovação ou não de seus colegas sócios, já que eles são eleitos diretamente. Para garantir que não haja conflitos de interesses e assegurar transparência, todos os cooperados possuem o direito de acompanhamento de atas de reuniões, de manifestação e de solicitar informações – o que geralmente acontece na assembleia anual.

A Unimed-Rio possui um Estatuto Social, à disposição dos sócios, que prevê as ferramentas de comunicação, obtenção de informação e prestação de contas sobre a gestão. O mesmo vale, no caso de colaboradores, com relação ao Código de Conduta, que também estabelece processos de governança e princípios de atuação da empresa. A avaliação do desempenho de diretores e conselheiros se dá diretamente pelos sócios nas assembleias gerais, pela ferramenta do voto.

A Unimed-Rio tem atuação nos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Os clientes atendidos enquadram-se em três grandes grupos: clientes individuais (pessoas físicas), empresariais (PJs) e de Intercâmbio, que são clientes de outras Unimeds que buscam atendimento no Rio de Janeiro. Clientes da cooperativa também podem ser atendidos por Unimeds de outras regiões, pelo mesmo regime. Além da comercialização de planos de saúde e odontológicos, o Grupo também atua na assistência, prestando serviços de saúde em suas unidades próprias localizadas no Rio de Janeiro.

Clique aqui e confira os outros números de 2021 da Unimed-Rio.

A Unimed-Rio fechou o ano de 2021 com 3.851 colaboradores, incluindo terceirizados e temporários. A distribuição abaixo considera somente colaboradores CLT, incluindo estagiários e jovens aprendizes.

Em 2021, os gastos com fornecedores gerais totalizaram, aproximadamente, R$ 145 milhões. Já os gastos com fornecedores de OPME foram de R$ 171 milhões.

A cadeia de fornecedores é formada por:

  • Fornecedores de material administrativo
  • Fornecedores de material institucional de comunicação
  • Fornecedores de material médico hospitalar para as unidades assistenciais próprias
  • Fornecedores de OPME (Órtese, Prótese e Material Especial)

Sobre os fornecedores de OPME

Na cadeia de valor do Grupo Unimed-Rio os fornecedores de OPME estão diretamente ligados a autorizações de procedimentos médicos, tanto as de urgência como de procedimento eletivo. Uma vez autorizado o procedimento pela Área de Regulação Médica, cabe à mesma realizar a compra do OPME devido sendo fundamental o relacionamento com os fornecedores a fim de que possamos balancear o melhor custo com o prazo de disponibilização deste material adquirido.

A Unimed-Rio é fortemente regulada pela ANS, tendo prazos fixados em Instruções Normativas que exigem rapidez e precisão no relacionamento com os fornecedores. A empresa procura manter acordos de serviço com diversos fornecedores a fim de facilitar o processo de compra.

O OPME representa 3,3% dos custos médicos da cooperativa.

Divisão dos Custos Médicos

Em 2021, a Unimed-Rio ampliou sua rede própria e firmou novas parcerias, se consolidando como um grupo econômico de saúde:

Pronto Atendimento Méier
Em abril, foi inaugurado o Pronto Atendimento Méier, o primeiro PA do grupo Unimed-Rio na Zona Norte do Rio de Janeiro. A unidade filial da Unimed-Rio Empreendimentos Médicos Ltda. (UREMH) está localizada no Hospital Marcos Moraes, hospital detido pelo grupo Oncoclínicas em conjunto com o grupo Unimed-Rio, por meio da joint venture Pontus Participações S/A. A operação do Pronto Atendimento é uma unidade autônoma e pertencente à UREMH, com o objetivo de atender beneficiários de planos de saúde operados pela cooperativa e outras operadoras. O PA realiza atendimentos de urgência e emergência em Clínica Médica 24h, para adultos, todos os dias da semana, com uma completa infraestrutura para exames de apoio diagnóstico.

Domus (Home Care)
Parceria entre o grupo Unimed-Rio e o grupo Salinas, firmada em setembro de 2021,  visando à construção de uma plataforma de gestão conectada da saúde em domicílio para a prestação dos serviços de atenção domiciliar, incluindo consultas médicas, de enfermagem, equipe multiprofissional e equipamentos de cuidado centrado no indivíduo em sua residência. Os planos de atendimento de baixa complexidade têm limite máximo de presença de técnicos de enfermagem por período menor ou igual a seis horas por dia no domicílio do indivíduo, visando à reabilitação e à prevenção de reinternação. A parceria inclui ainda planos de atendimento de média ou alta complexidade – internação domiciliar – que necessitem de acompanhamento de técnico de enfermagem por período de 12 (doze) ou 24 (vinte e quatro) horas por dia. A prestação dos serviços será realizada pela joint venture Domus Cuidados e Serviços em Saúde S/A, detida unicamente pela Salinas, e pela Unimed-Rio Participações e Investimentos S.A. (UPAR), na proporção de 50% para cada acionista.

Centro de Tratamento de Câncer
Em dezembro de 2021, a Unimed-Rio firmou uma nova parceria com o grupo Oncoclínicas para o desenvolvimento de um Centro de Tratamento de Câncer (“Cancer Center”), cujo escopo de atuação incluirá procedimentos cirúrgicos, de internação e de serviço de apoio diagnóstico terapêutico, assim como serviços de transplante de medula óssea aos beneficiários da cooperativa e/ou beneficiários de outras operadoras ou ainda pacientes particulares, de maneira exclusiva, desde que atendidos no Hospital Unimed-Rio para tratamento oncológico. As atividades do CTC serão desenvolvidos por uma sociedade de propósito específico denominada “CTC ONCOLOGIA S.A”, cuja sede será localizada no Hospital Unimed-Rio. A totalidade do capital social da companhia será detida unicamente pela Oncoclínicas e pela Unimed-Rio Empreendimentos Médicos e Hospitalares Ltda. (UREMH), na proporção de 50,01% e 49,99% para cada acionista, respectivamente.

Centro de Excelência Oncológica (Imunobiológicos)
Também em dezembro, houve um incremento na parceria existente entre o grupo Unimed-Rio e o grupo Oncoclínicas na prestação de Serviços de Oncologia, por meio da joint venture Centro de Excelência Oncológica S.A., a fim de prestar atendimento aos beneficiários dos planos de saúde operados pela cooperativa, de forma a garantir a excelência dos serviços de Oncologia. 

Em 2021, a Unimed-Rio realizou um diagnóstico e elaborou planos de ação para adequação à RN 443, que dispõe sobre adoção de práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos.

Para assegurar qualidade das decisões empresariais, existem departamentos de suporte e controle, como as áreas de Compliance, Riscos e Auditoria e Inteligência de Negócio, além de um Comitê de Gestão, formado pelos executivos de primeiro nível (superintendentes). Os próprios conselhos se reúnem no mínimo uma vez ao mês. O Comitê de Gestão realiza reuniões semanais de acompanhamento da operação.

Outras estruturas relevantes para o monitoramento de riscos, oportunidades e adequação são as áreas técnicas (novos negócios, jurídico, regulação, tecnologia da informação), as diversas áreas comerciais, a Ouvidoria e as áreas de Atendimento, entre outras. Estas instâncias, além de reportarem à alta administração alterações de cenário e operação, exercem o que chamamos de princípio de precaução – uma análise de impactos sobre os diversos stakeholders nos casos de modificações em produtos e serviços.

  • Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção
  • Great Place to Work (GPTW)
  • Lloyd’s Register (LRQA) – ISO 9001
  • Organização Nacional de Acreditação (ONA)
  • Instituto Qualisa de Gestão (IQG)
  • Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS)
  • Programa Empresa Cidadã
  • Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj)
  • Sociedade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Somerj)
  • Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (So
  • Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ)
  • Sistema Unimed [Quebra da Disposição de Texto]. Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro
  • Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro
  • Conselho Federal de Medicina (CFM)
  • Filiação à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
  • Filiação à Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Estratégia

Para ler a declaração de Romeu Scofano, presidente da Unimed-Rio, clique aqui.

O setor de planos de saúde médico-hospitalares encerrou 2021 com mais de 48,9 milhões de beneficiários em todo o país, número que não era alcançado desde janeiro de 2016, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O total de vínculos avançou 3,18% comparado com 2020, o que representa aproximadamente 1,5 milhão de novas vidas no período.

Já em relação ao número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, a ANS registrou quase 29,2 milhões de usuários, 9,6% a mais do que em 2020 (aumento de 2,5 milhões de beneficiários em um ano).

Na análise anual, a faixa etária de 39 a 43 anos foi a que apresentou o crescimento mais expressivo na assistência médica (7,12%), seguido pela faixa etária de 44 a 48 anos (6,49%). Também essas duas faixas etárias tiveram maior crescimento nos planos odontológicos - 12,76% para 39 a 43 anos e 12, 62% para 44 a 48 anos.

Em 2021, o índice de reajuste nas mensalidades dos planos de saúde individuais ou familiares foi negativo, resultando na redução da mensalidade dos beneficiários pela primeira vez na história. Com a correção, ficou em -8,19% no período de maio de 2021 a abril de 2022. Segundo a ANS, o resultado negativo do índice foi um reflexo da redução na utilização de serviços na saúde suplementar ocorrida em 2020, fenômeno provocado pela pandemia de Covid-19.

Nesse contexto, a Unimed-Rio identificou, em 2021, seis desafios que aliam inovação à saúde, entre eles uma Universidade Corporativa, Portfólio de Novos Produtos e um Ecossistema Digital. Com a finalidade de multiplicar esses objetivos estratégicos para os colaboradores foi realizada a Semana de Estratégia, quando os participantes puderam conhecer os direcionadores. Os desafios estratégicos não foram concluídos em 2021 por questões orçamentárias. Os projetos continuarão em andamento em 2022.

Outra novidade de 2021 foi o início da aplicação do novo modelo de organograma circular, que evidencia a necessidade de integração das áreas da empresa e está diretamente ligado à nova cultura. Foram criadas quatro Gerências Corporativas (Gerência Corporativa de Gente e Gestão, Gerência Corporativa de Controladoria, Gerência Corporativa de Estratégia em Saúde e Gerência Corporativa de Operações), que na estrutura fica entre os gerentes e os superintendentes.

Além disso, a fim de melhorar o desempenho das equipes no sistema de trabalho híbrido, em 2021, duas novas plataformas passaram o a fazer parte da Gestão de Produtividade da Unimed-Rio: o Evope e o RunRun.It.

Ética e integridade

Em 2021, a Unimed-Rio realizou diversas ações sobre o tema:

Compliance
. Implementação de ferramenta de background check para monitoramento dos terceirizados, quanto a possíveis riscos para a cooperativa.
. Reforço no monitoramento de controles e treinamentos junto aos integradores de Compliance.
. Revisão do Código de Ética e Conduta, incluindo a previsão do Programa de Privacidade e atualização com as melhores práticas de mercado. O novo Código de Ética e Conduta do Grupo Unimed-Rio, aderente à Lei da Empresa Limpa (12.846/13), está em vigor desde 2018. O Código está disponível para todos os stakeholders em plataforma online aqui.

Privacidade
. Nomeação de Integradores de Privacidade em todas as áreas do Grupo Unimed-Rio e realização de treinamentos para garantir a conformidade com o Programa de Privacidade.
. Publicação das Políticas e Normativos do Programa de Privacidade.

O Programa de Privacidade da Unimed-Rio abrange a revisão e criação de políticas, processos e contratos relativos ao tema, além de treinamento de colaboradores. Ele foi criado em 2020 para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. A lei tem como finalidade regulamentar a atuação das empresas em relação à coleta, ao tratamento e ao armazenamento de dados pessoais.

A empresa também criou um canal próprio de atendimento a demandas relacionadas à privacidade, sejam estas de clientes, cooperados ou qualquer pessoa que tenha relação com a Unimed-Rio. A Área de Compliance, Riscos e Auditoria é a responsável pelo recebimento e tratamento das dúvidas e reclamações referentes à lei. As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Além disso, em 2021, a Unimed-Rio reforçou a adoção dos Nossos Hábitos como seus marcos organizacionais, representando a Missão, Visão e Valores. Os Nossos Hábitos são uma relação de atributos que os colaboradores, em conjunto, definiram como a nova cultura organizacional da Unimed-Rio. Um intenso trabalho de diagnóstico interno permitiu identificar características positivas, pontos a desenvolver e traços da cultura que não deveriam mais ser admitidos. O novo jeito de ser e fazer e a postura necessária para a construção de uma nova Unimed-Rio se resume, desde então, em três palavras:

Empatia para se colocar no lugar do outro e atender suas expectativas.
Criatividade para ter um olhar inovador e enxergar oportunidades.
Protagonismo para escrever sua própria história.

A Unimed-Rio possui um processo amplo de atendimento para seus clientes, que conta com a área de Ouvidoria, atuando para atendimento dos beneficiários e pacientes internados em nossa rede própria. Em 2021, para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, foi criada a Cartilha LGPD, com boas práticas e regras de atendimento na Ouvidoria.

A Unimed-Rio, através do seu Programa de Integridade, disponibiliza também o Canal de Integridade, onde podem ser registradas denúncias ou relatos sobre condutas que vão de encontro às leis ou nosso Código de Ética e Conduta. O Canal de Integridade, aberto ao público interno e externo do Grupo Unimed-Rio, é conduzido através de empresa independente, garantindo a segurança e sigilo aos manifestantes. Os relatos são avaliados por um Comitê de Integridade, que se reporta à Alta Administração (Diretoria Executiva).

Além do Canal de Integridade, a Área de Compliance, Riscos e Auditoria possui um canal disponível aos colaboradores, para dúvidas, orientações e recebimento de documentos referentes ao Programa de Integridade. Além destes canais e dos canais formais de atendimento, também possuímos diversas pesquisa com stakeholders.

Governança

A Unimed-Rio é propriedade de seus médicos associados (cooperados), que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas decisões são tomadas em consenso durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege entre seus pares três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário.

O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 10 conselheiros vogais, e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (sete efetivos e dois suplentes, renovado a cada quatro anos). Os conselhos supervisionam a performance econômico-financeira (Fiscal), organizam a empresa (Administração) e deliberam sobre aspectos médicos e éticos da Medicina (Técnico).

As funções executivas, incluindo questões econômicas, sociais e ambientais, são concentradas nos cargos de Superintendente Geral, na Operadora, e Diretoria Executiva, na Unimed-Rio Empreendimentos, que se reportam diretamente à Diretoria Executiva da Operadora. A remuneração dos dirigentes é aprovada nas assembleias de cooperados, e aos diretores executivos são oferecidos alguns benefícios, comuns aos demais colaboradores.

A qualificação e as habilidades dos integrantes dos conselhos são determinadas pela aprovação ou não de seus colegas sócios, já que eles são eleitos diretamente. Para garantir que não haja conflitos de interesses e assegurar transparência, todos os cooperados possuem o direito de acompanhamento de atas de reuniões, de manifestação e de solicitar informações – o que geralmente acontece na Assembleia anual.

A Unimed-Rio possui um Estatuto Social, à disposição dos sócios, que prevê as ferramentas de comunicação, obtenção de informação e prestação de contas sobre a gestão. O mesmo vale com relação ao Código de Ética e Conduta, que também estabelece processos de governança e princípios de atuação da empresa. A avaliação do desempenho de diretores e conselheiros se dá diretamente pelos sócios nas assembleias gerais, pela ferramenta do voto.

Para assegurar qualidade das decisões empresariais, existem reuniões semanais de Diretoria Colegiada, formada pelos diretores executivos da Operadora, além de áreas e unidades de suporte e controle, como as áreas de Compliance, Riscos e Auditoria e Inteligência de Negócio. Os próprios conselhos se reúnem no mínimo uma vez ao mês. Outras estruturas relevantes para o monitoramento de riscos, oportunidades e adequação são as áreas técnicas (novos negócios, jurídico, regulação, tecnologia da informação), as diversas áreas comerciais, a Ouvidoria e as áreas de Atendimento, entre outras. Estas instâncias, além de reportarem à alta administração alterações de cenário e operação, exercem o que chamamos de princípio de precaução – uma análise de impactos sobre os diversos stakeholders nos casos de modificações em produtos e serviços.

A Unimed-Rio possui ainda um Comitê de Integridade, que tem como missão o assessoramento da Diretoria Executiva nas tomadas de decisões acerca das comunicações recebidas no Canal de Integridade, inclusive propondo melhorias relacionadas à sua atuação, a fim de conferir maior eficiência e qualidade às decisões do colegiado e zelar para que as atividades da sociedade sejam conduzidas em conformidade com a legislação brasileira em vigor, regulamentos, Código de Ética e Conduta internos do Grupo Unimed-Rio e boas práticas de mercado. No Canal de Integridade são registradas denúncias ou relatos sobre condutas que vão de encontro às leis ou nosso Código de Ética e Conduta.

A Diretoria Executiva se reúne, formalmente, uma vez por semana com os superintendentes. Quando necessário, alguns gerentes participam pontualmente. Os superintendentes também lideram reuniões semanais com os gerentes de suas respectivas equipes, a fim de compartilhar as ações das áreas e a produtividade das equipes. Entre os gerentes, as reuniões acontecem mensalmente ou quando existe algum assunto urgente.

Em 2021, passou a vigorar um novo modelo de organograma. Este novo formato evidencia a necessidade de integração das áreas da empresa e está diretamente ligado à nova cultura. A ideia é que todos os colaboradores se reconheçam como parte desse novo organismo.

Das mudanças estruturais, a novidade é a criação de quatro Gerências Corporativas (Gerência Corporativa de Gente e Gestão, Gerência Corporativa de Controladoria, Gerência Corporativa de Estratégia em Saúde e Gerência Corporativa de Operações), que na estrutura fica entre os gerentes e os superintendentes.

Com isso, a Área Financeira passa a estar ligada à Gerência Corporativa de Controladoria e a Área de Relacionamento com o Cliente está relacionada à Gerência Corporativa de Gente e Gestão. Dentre as novas Gerências Corporativas, está a GC de Operações, que busca viabilizar a entrega da nova plataforma de serviços compartilhados, a Unimed Soluções. Seu objetivo principal será o de transformar modelos operacionais vigentes em plataformas de serviços inteligentes, integradas e de alta performance.

O Grupo Unimed-Rio realiza diversas pesquisas conduzidas internamente ou por institutos de mercado, com clientes, cooperados, colaboradores. Os relatórios são compartilhados com Superintendentes e Diretoria executiva. Além das pesquisas desenvolvidas internamente, os parceiros de 2021 foram Great Place to Work, IBRC – Instituto Ibero-brasileiro de Relacionamento com Cliente, ferramenta HFocus, Unimed do Brasil e participação na pesquisa Fornecedores de Confiança na Plataforma Melhor RH. Desta forma, conseguimos diversos subsídios para orientar de forma positiva aspectos de gestão da organização.

Com relação aos médicos cooperados, a cooperativa possui ainda um canal via whatsapp, canal de atendimento telefônico, além da área de Relacionamento com cooperado e a realização de Assembleias. Em relação aos clientes, a Unimed-Rio conta com uma grande estrutura de atendimento, que inclui a área de Ouvidoria, atuando para atendimento dos beneficiários e pacientes internados em nossa rede própria.

O envolvimento dos colaboradores, em 2021, aconteceu, entre outras ações, através, do novo programa de Planejamento Estratégico da Unimed-Rio, o GPS – Gente, Planejamento e Sucesso. Dando continuidade ao projeto lançado em 2020 em parceria com a Fábrica de Startups, a Unimed-Rio definiu seis desafios para 2021, que aliam inovação à saúde, entre eles uma Universidade Corporativa, Portfólio de Novos Produtos e um Ecossistema Digital. Com a finalidade de multiplicar esses objetivos estratégicos para os colaboradores foi realizada a Semana de Estratégia 2021. Entre os dias 8 e 12, sempre às 9h e às 14h, os participantes puderam conhecer o Plano Estratégico da Unimed-Rio, seus desafios e direcionadores para 2021. A Semana também contou com lives de mesas redondas com gestores convidados. 

A Unimed-Rio é composta por três conselhos. O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 10 conselheiros vogais, e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (sete efetivos e dois suplentes, renovado a cada quatro anos). Os conselhos supervisionam a performance econômico-financeira (Fiscal), organizam a empresa (Administração) e deliberam sobre aspectos médicos e éticos da Medicina (Técnico).

Em 2020, os médicos cooperados da Unimed-Rio elegeram, em Assembleia Geral Ordinária, a nova diretoria e os novos conselhos da empresa. A posse aconteceu no dia 20 de outubro. Em 2021, o Conselho Fiscal foi renovado.

Conselho de Administração

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Antonio Romeu Scofano Junior
Diretora Médica: Denise de Abreu Durão
Diretora Administrativa: Kátia Davy Bello
Diretor Financeiro: Casimiro Villela Junqueira Filho
Diretor de Mercado: Carlos José Bichara Junior

Membros Suplentes
Arnaldo José Noronha Filho
Tiago Doyle Maia de Oliveira
Vanessa Pinheiro de Queiroz Neves

Membros Vogais
Alexandre Rachid de Souza
André Filipe Marcondes Vieira
Antonio Henrique M. Raposo
Breno Caiafa
Fernando Cesar David Silva
Jeane Pereira da Silva Juver
João Luiz Schiavini
Joaquim Altamir Oquendo Junior
Liszt Palmeira de Oliveira
Ricardo Krapp Tavares

Conselho Técnico

Membros Efetivos
Adalto Ferreira Lima Júnior
Ana Rosa Castellões dos Santos
Diogo Arruda Camara P. de Lucena
Marco Antonio de Mattos
Paulo Sergio da Silva Reis Junior
Rafael Henrique Szymanski Machado
Renato Brito de Alencastro Graça

Membros Suplentes
Kassie Regina Neves Cargnin
Rômulo Capello Teixeira

Conselho Fiscal

Membros Efetivos
José Pereira Camargo
José Wagner de Alencar Mota
José Eduardo Zandona

Membros Suplentes
Ednilson Parra Cesar
Léo Portinoi
Fabiano Batista Lemos

O presidente da Unimed-Rio faz parte da diretoria executiva, conforme abaixo:

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Antonio Romeu Scofano Junior
Diretora Médica: Denise de Abreu Durão
Diretora Administrativa: Kátia Davy Bello
Diretor Financeiro: Casimiro Villela Junqueira Filho
Diretor de Mercado: Carlos José Bichara Junior

A Unimed-Rio possui um Estatuto Social, aprovado pelos sócios, que prevê a composição de seus conselhos e diretoria. Qualquer alteração no Estatuto Social deverá ser aprovada pelos sócios nas assembleias gerais, pela ferramenta do voto. Em maio de 2021, por exemplo, uma Assembleia Geral Extraordinária foi realizada para alteração de endereço da sede no Estatuto Social.

A seleção e nomeação dos conselhos da Unimed-Rio se dá em Assembleia Geral Ordinária, através do voto de seus médicos cooperados. A convocação é realizada através de edital, publicado nos canais de comunicação da empresa e em veículo de imprensa, com antecedência estabelecida no Estatuto Social.

A eleição para o Conselho de Administração (cinco diretores executivos e 10 conselheiros vogais) e para o Conselho Técnico (sete efetivos e dois suplentes) acontece a cada quatro anos. Para o Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes), a renovação é anual. Os conselhos supervisionam a performance econômico-financeira (Fiscal), organizam a empresa (Administração) e deliberam sobre aspectos médicos e éticos da Medicina (Técnico).

Em 2021, a Unimed-Rio convocou três assembleias, que, devido à pandemia, foram executadas pela primeira vez na história em formato online a fim de garantir o acesso e a segurança de todos. No dia 31 de março, foi realizada uma Assembleia Geral Ordinária com o objetivo de prestação de contas do exercício de 2020. A Unimed-Rio teve seu balanço aprovado pela ampla maioria dos 887 cooperados que participaram do evento online.

Em maio, foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária para alteração de endereço da sede no Estatuto Social – que prevê as ferramentas de comunicação, obtenção de informação e prestação de contas sobre a gestão – e também eliminação de cooperados objeto dos Procedimentos Administrativos Disciplinares (“PADs”) 008/2019 e 006/2020. Cerca de 440 médicos cooperados participaram. Já em outubro, a terceira AGO do ano elegeu o Conselho Fiscal 2021/2022, com 141 votos. 

A Unimed-Rio realiza avaliação de potenciais conflitos de interesses através da aplicação de formulários à Alta Administração, executivos e colaboradores (já no processo seletivo) para reporte sobre eventuais situações de potencial conflito. Esta consulta é processada, tratada e armazenada pela Área de Compliance, Riscos e Auditoria e, havendo alguma indicação de conflito, Compliance reporta os riscos e recomendações à Área de Recursos Humanos ou ao Comitê de Integridade.

A Unimed-Rio possui também um Código de Ética e Conduta, aderente às melhores práticas do mercado. Lá, estão publicados normativos como a Norma de Conflito de Interesses. O Código está disponível para todos os stakeholders em plataforma online aqui.

Além disso, a Unimed-Rio conta com um Comitê de Integridade, que tem como missão o assessoramento da Diretoria Executiva da Unimed-Rio nas tomadas de decisões acerca das comunicações recebidas no Canal de Integridade, inclusive propondo melhorias relacionadas à sua atuação, a fim de conferir maior eficiência e qualidade às decisões do colegiado e zelar para que as atividades da sociedade sejam conduzidas em conformidade com a legislação brasileira em vigor, regulamentos, Código de Ética e Conduta internos do Grupo Unimed-Rio e boas práticas de mercado. No Canal de Integridade são registradas denúncias ou relatos sobre condutas que vão de encontro às leis ou o Código de Ética e Conduta da empresa.

Todos os projetos colocados em prática pela Unimed-Rio são previamente aprovados pela Diretoria Executiva, que é envolvida em todas as etapas do processo: concepção, desenvolvimento e aprovação para execução. Tais projetos incluem a atualização do propósito, da declaração de Missão, Visão e Valores e das estratégias, políticas e metas relacionadas a tópicos econômicos, ambientais e sociais. O envolvimento da diretoria acontece através de reuniões que acontecem semanalmente com os superintendentes e também de vídeos e textos publicados no Workplace.

A Diretoria Executiva se reúne, formalmente, uma vez por semana com os superintendentes. Quando necessário, alguns gerentes participam pontualmente.

A avaliação de desempenho é realizada nas reuniões de conselho e através do voto. A Unimed-Rio é composta por três conselhos. O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 10 conselheiros vogais, e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (sete efetivos e dois suplentes, renovado a cada quatro anos). Os conselhos supervisionam a performance econômico-financeira (Fiscal), organizam a empresa (Administração) e deliberam sobre aspectos médicos e éticos da Medicina (Técnico). Em 2020, os médicos cooperados da Unimed-Rio elegeram, em Assembleia Geral Ordinária, a nova diretoria e os novos conselhos da empresa. A posse aconteceu no dia 20 de outubro. Em 2021, o Conselho Fiscal foi renovado.

A Unimed-Rio utiliza vários mecanismos de consulta a stakeholders dentre eles pesquisas, reuniões, eventos, encontros, além da disponibilidade de atendimento direto e presencial em seus principais canais de relacionamento. Desta forma, conseguimos diversos subsídios para identificar e gerir impactos, riscos e oportunidades derivados de tópicos econômicos, ambientais e sociais.

Todos os projetos colocados em prática pela Unimed-Rio são previamente aprovados pela Diretoria Executiva, que é envolvida em todas as etapas do processo: concepção, desenvolvimento e aprovação para execução. O envolvimento da diretoria acontece através de reuniões que acontecem semanalmente com os superintendentes e também de vídeos e textos publicados no Workplace.

A eficácia dos processos é analisada através de pesquisas realizadas internamente e externamente, cujos resultados são apresentados à diretoria executiva, que, a partir de sua análise, decide se permanece no mesmo caminho ou muda de rumo em relação à gestão de tópicos econômicos, ambientais e sociais.

Além disso, a Área de Compliance, Riscos e Auditoria tem como objetivo a avaliação de processos e controles internos, e prevenção à fraude, identificando e recomendando a adoção de mecanismos e atividades de controles para a mitigação de riscos e suportando a Alta Administração nas tomadas de decisão.

A Diretoria Executiva se reúne, formalmente, uma vez por semana com os superintendentes para analisar impactos, riscos e oportunidades.

O processo de elaboração deste relatório é de responsabilidade da Superintendência de Mercado e Administração e sua aprovação final passa por toda diretoria executiva do Grupo Unimed-Rio.

A Unimed-Rio é uma empresa regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a quem reporta com frequência todas suas preocupações cruciais, uma vez que a cooperativa está em regime de Direção Técnica desde outubro de 2016.

A Direção Técnica é vista pela ANS como a melhor forma de acompanhamento do Termo de Compromisso assinado pela Unimed-Rio com os órgãos públicos, que garante a sustentabilidade da empresa. Importante ressaltar que, por definição do próprio órgão regulador, tanto a Direção Técnica, quanto a Direção Fiscal, em vigor desde 2014, não têm caráter de intervenção, e sim de acompanhamento.

Além disso, a Diretoria Executiva se reúne, formalmente, uma vez por semana com os superintendentes, que comunicam qualquer preocupação crucial ao mais alto órgão de governança.

Cerca de 13 mil reclamações foram manifestadas pelos clientes à Ouvidoria da Unimed-Rio em 2021, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, justificada por uma maior divulgação do canal. O número de reclamações à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também cresceu, puxado em grande parte por um incidente sistêmico. Em 2021, foram 6.176 demandas, um aumento de 51% em relação a 2020. O maior aumento aconteceu entre outubro e dezembro de 2021 quando os problemas técnicos aconteceram. Enquanto a média de janeiro a setembro foi de 420 notificações de intermediação preliminar (NIPs) por mês, nos três meses citados a média subiu para 797.

Entre os assuntos das demandas tem destaque o tema Financeiro (Discordância de cobrança de mensalidade, Reajuste e Emissão de faturas) e o tema Autorização (Processo de Autorização e Discordância com negativa de autorização). Com isso, a cooperativa pontuou 19,38 no Índice Geral de Reclamações de dezembro de 2021.

A partir do trabalho do Núcleo de Mediação e Conciliação Permanente, a cooperativa atendeu 250 casos em 2021, com índice de sucesso de 72,9% na mediação de conflitos. A Unimed-Rio é pioneira na adoção de soluções alternativas de conflitos no mercado de saúde suplementar.

Durante o ano de 2021, foram recebidas 4.860 novas ações judiciais, o que representa um aumento  de 28,67% em comparação a 2020 (3.777). As causas mais recorrentes são os processos relacionados ao Financeiro (14,18%), seguido de Procedimento não Previsto no Rol da ANS (13,79%).  

A Unimed-Rio é propriedade de seus médicos associados (cooperados), que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas decisões são tomadas em consenso durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege entre seus pares três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário. A remuneração dos dirigentes é aprovada nas assembleias de cooperados, e aos diretores executivos são oferecidos alguns benefícios, comuns aos demais colaboradores. A qualificação e as habilidades dos integrantes dos conselhos são determinadas pela aprovação ou não de seus colegas sócios, já que eles são eleitos diretamente.

Para garantir que não haja conflitos de interesses e assegurar transparência, todos os cooperados possuem o direito de acompanhamento de atas de reuniões, de manifestação e de solicitar informações – o que geralmente acontece na Assembleia anual. A Unimed-Rio possui um Estatuto Social, à disposição dos sócios, que prevê as ferramentas de comunicação, obtenção de informação e prestação de contas sobre a gestão. O mesmo vale com relação ao Código de Ética e Conduta, que também estabelece processos de governança e princípios de atuação da empresa.

A avaliação do desempenho de diretores e conselheiros se dá diretamente pelos sócios nas assembleias gerais, pela ferramenta do voto. Para assegurar qualidade das decisões empresariais, existem reuniões semanais de Diretoria Colegiada, formada pelos diretores executivos da Operadora, além de áreas e unidades de suporte e controle, como Novos Negócios, Inteligência de Negócio, Compliance, Riscos e Auditoria. Os próprios conselhos se reúnem no mínimo uma vez ao mês. Outras estruturas relevantes para o monitoramento de riscos, oportunidades e adequação são as áreas técnicas (Regulação, Área Técnica, Jurídico), as diversas áreas comerciais, a Ouvidoria e as áreas de Atendimento, entre outras.

Estas instâncias, além de reportarem à alta administração alterações de cenário e operação, exercem o que chamamos de princípio de precaução – uma análise de impactos sobre os diversos stakeholders nos casos de modificações em produtos e serviços. Em 2018 foi instituído o Comitê de Integridade, que tem como missão o assessoramento da Diretoria Executiva da Unimed-Rio nas tomadas de decisões acerca das comunicações recebidas no Canal de Integridade, inclusive propondo melhorias relacionadas à sua atuação, a fim de conferir maior eficiência e qualidade às decisões do colegiado e zelar para que as atividades da Sociedade sejam conduzidas em conformidade com a legislação brasileira em vigor, Regulamentos, Código de Ética e Conduta internos do Grupo Unimed-Rio e boas práticas de mercado.

A Unimed-Rio desenvolve as melhores práticas de Recursos Humanos, contando com projeto concluído de revisão de estrutura e cargos e salários executado pela consultoria internacional Korn Ferry Hay Group. Ao todo, o Grupo destinou, em 2021, R$ 330,8 milhões em pagamentos de salários e encargos, frente aos R$ 302,6 milhões gastos em 2020.

A remuneração dos dirigentes é aprovada nas assembleias de médicos cooperados. Para os demais cargos, a Unimed-Rio conta com projeto concluído de revisão de estrutura e cargos e salários executado pela consultoria internacional Korn Ferry Hay Group.

O valor do maior salário praticado pelo Grupo Unimed-Rio em 2021 foi de R$ 72.349, considerando cargos comissionados. O menor salário do grupo é de R$ 905. O Balanço social do Grupo, instrumento auditado externamente, possui um bloco de indicadores comparando média de remuneração por gênero, categoria funcional e raça. Clique aqui para acessar.

O valor do maior salário praticado pelo Grupo Unimed-Rio em 2021 foi de R$ 72.349, considerando cargos comissionados. Em 2020 era de R$ 70.868. O menor salário do grupo foi de R$ 905, mesmo valor de 2020. O Balanço social do Grupo, instrumento auditado externamente, possui um bloco de indicadores comparando média de remuneração por gênero, categoria funcional e raça. Clique aqui para acessar.

Engajamento de stakeholders

. Médicos Cooperados
. Público Interno
. Prestadores de Serviço Médico
. Sistema Unimed
. Clientes
. Representantes do Governo (ANS)
. Fornecedores de OPME
. Fornecedores de materiais/Serviços Diversos (Corretores)

Com relação a aspectos de governança, 100% dos colaboradores do Grupo Unimed-Rio são cobertos pelos acordos coletivos. As informações referentes a este documento são distribuídas pela comunicação interna e o acordo, na íntegra, está disponível para acesso na intranet. O acordo coletivo é anualmente revisado e aprovado pela Associação dos Funcionários da Unimed-Rio (Assemed) e pela diretoria.

O engajamento de stakeholders é uma ferramenta utilizada pelo Grupo para alcançar o envolvimento de públicos externos na gestão da organização, considerando seus interesses, anseios e influências. Consideramos alcance do real engajamento, um processo construído a passos longos, que envolvem mudança de cultura, envolvimento da gestão com o tema sustentabilidade, compreensão do que este assunto representa para sua corporação e abertura para o diálogo. Todas as bases são internas.

Para esta matriz de stakeholder de 2020/2021 utilizou-se os conceitos abaixo:

Responsabilidade – Aqueles vinculados à Unimed-Rio por meio de regulamentos, políticas e/ou contratos legais, financeiros ou operacionais

Influência – Aqueles que possuem capacidade de influenciar o alcance ou não dos objetivos da Unimed-Rio. Isso inclui aqueles que exercem influência informal ou os com poder de decisão formal, tanto interna como externa

Vulnerabilidade – Aqueles que possuem risco de serem impactados pela organização do ponto de vista socioeconômico, ambiental e operacional

Dependência – Aqueles que dependem da Unimed-Rio, clientes que dependem dos produtos ou serviços, ou fornecedores para quem somos clientes importantes

Representatividade – Aqueles que representam instituições-chave com as quais sua organização interage, tais como líderes locais, concorrentes

Proximidade – Aqueles que a Unimed-Rio depende em suas operações diárias e aqueles que moram próximo às unidades operacionais

A Unimed-Rio utiliza vários mecanismos para engajamento de seus stakeholders dentre eles pesquisas, reuniões, eventos, encontros com seus médicos cooperados, além da disponibilidade de atendimento direto e presencial em seus principais canais de relacionamento. Desta forma, conseguimos diversos subsídios para orientar de forma positiva aspectos de gestão da organização. Com relação aos médicos cooperados, a cooperativa possui um canal via whatsapp, um canal de atendimento telefônico, além da área de Relacionamento com cooperado e a realização de três assembleias em 2021.

. Informações econômicas
. Transparência
. Garantia de atendimento ao cliente
. Questões operacionais diretamente relacionadas com os beneficiários
. Informações sobre produtos
. Inovação

Com relação às pesquisas de satisfação da Rede Própria, em 2021, tivemos os seguintes índices:

Satisfação Geral

HOSPITAL
8,4

PA BARRA
8,2

PA COPA
8,4

PA Méier
8,1

EPVM
8,6

Prática de Relato

A metodologia GRI preconiza a condução de um processo estruturado de contato formal com os diversos públicos de relacionamento da organização para a elaboração deste Relatório. O processo consiste na identificação destes públicos (stakeholders) e no levantamento de aspectos mais relevantes para o negócio e para os públicos, tendo em vista a orientação dos temas que irão compor a estrutura do relatório de sustentabilidade.

O resultado do processo de engajamento, que vem sendo estruturado desde 2011, possibilitou a criação da Matriz de Materialidade 2021/2022, que reúne o cruzamento de informações de relatórios e pesquisas realizadas ao longo do ano com as opiniões dos stakeholders. Esta matriz possui o objetivo de orientar os aspectos sobre os quais o Grupo Unimed-Rio deve focar seus esforços e relatar indicadores publicamente.

Além dos temas abordados no processo, outros relatórios, informações estratégicas e entrevistas com gestores serviram para guiar a composição deste relatório.

A organização espera que usem o relatório os seguintes stakeholders: Clientes, Colaboradores, Cooperados, Corretores, Fornecedores Gerais, Rede Médica e Sistema Unimed.

A Tabela de Materialidade 2020/2021 reúne o cruzamento de informações de relatórios, pesquisas, assessoria de imprensa e reuniões diversas e consulta pública.

Com relação ao tema econômico, o aspecto material é o Desempenho econômico da organização, com destaque para as questões de aumento de prestadores na rede credenciada, reajustes dos planos e indicadores de Desempenho econômico, como resultado líquido anual, balanço patrimonial, remuneração, custos operacionais, sinistralidade, presença no mercado, entre outros;

Para o tema ambiental, destacam-se impactos ambientais relacionados à prestação dos serviços de saúde nas unidades próprias e investimento em proteção ambiental;

Sobre os temas trabalhistas, temos como aspecto material treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, saúde e segurança e diversidade e igualdade de oportunidade;

Com relação à sociedade, priorizou-se como material ações e projetos sociais que receberam investimento ou foram desenvolvidos pela empresa, identificação dos casos de corrupção e treinamentos preventivos dados a colaboradores, multas aplicadas pela não conformidade com leis e regulamentos aplicáveis aos nossos negócios;

Para direitos humanos, foi priorizado como material a contratação de fornecedores que respeitem os direitos humanos, a resolutividade das queixas relativas ao desrespeito aos direitos humanos, risco de existência de casos internos de discriminação de qualquer natureza;

Sobre nossa responsabilidade com os produtos, os stakeholders priorizaram o cumprimento das regras estabelecidas no contrato de prestação de serviços (operadora de plano de saúde) e a realização de pesquisas de satisfação com clientes.

O Relatório de Sustentabilidade de 2021 dá continuidade ao entendimento que a Unimed-Rio tem a respeito do uso da metodologia da Global Reporting Initiative para reportar suas práticas de gestão. São diretrizes que assumem o papel de orientação para uma prestação de contas transparente, clara e contextualizada para a sociedade.

Cada vez mais, ano a ano, desde 2007, quando adotamos a GRI como modelo, buscamos evoluir na forma de apresentação da publicação de maneira que a metodologia, completa e profunda, não seja confundida pelo leitor com algo complexo e denso, a ponto de desestimular a busca por informações. Nossa tentativa é de ter o tempo todo o padrão mais utilizado hoje mundialmente como pano de fundo para destacar o que consideramos de mais relevante para nossos clientes e parceiros.

Em função de duas resoluções normativas da ANS, a Unimed-Rio adotou uma mudança de critério contábil nas demonstrações financeiras de 2018, mantidas em 2019, em 2020 e 2021. O critério foi alterado com o objetivo de garantir maior confiabilidade nos números da cooperativa.

A Resolução Normativa 388, da ANS, estabeleceu novos procedimentos para a ação fiscalizatória do órgão regulador. Antes, a Unimed-Rio provisionava as multas administrativas quando recebia a GRU, após esgotamento de todos os recursos possíveis, baseada numa avaliação jurídica de probabilidade de perda. A nova metodologia considera para efeito de provisionamento como fato gerador o auto de infração e não mais a GRU.

Isso porque a ANS se tornou mais assertiva na avaliação dos casos que geram multa. Hoje, 90% das fiscalizações geram autos de infração que não são anulados. E, por isso, é possível provisionar nessa fase da notificação. Com isso, reorganizamos as multas administrativas de acordo com seu fato gerador, ocorrido no respectivo exercício. Com esta alteração não teremos mais o impacto no resultado de um ano com multas que tiveram sua origem em exercícios anteriores, demonstrando de forma mais fidedigna a geração de resultado operacional de cada ano.

A segunda resolução normativa que teve reflexo nas demonstrações foi a 430, que estabeleceu uma nova forma de registrar o atendimento dos clientes em intercâmbio com outras operadoras. Por exemplo, o atendimento do cliente que utilizar no mínimo duas vezes a rede de outra operadora no prazo de 1 ano será registrado na contabilidade desta operadora. E vice-versa.

Essa mudança não afeta o resultado líquido da operação. É meramente uma classificação contábil que afeta a receita e a despesa assistencial na mesma proporção, com a finalidade de refletir o volume de compartilhamento de risco.    

Este Relatório, publicado em 2022, é dedicado ao ano de 2021.

O relatório mais recente foi publicado em 2021 (referente a 2020).

Os relatórios de gestão da Unimed-Rio são publicados anualmente, porém existem outras ferramentas de prestação de contas específicas para cooperados.

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos a respeito deste Relatório, envie e-mail para [email protected].

Este relatório foi preparado em conformidade com as Normas GRI: opção Abrangente.

A BKR é a responsável por auditar o Balanço Social da Unimed-Rio e suas Demonstrações Financeiras. Para conhecer o parecer da auditoria externa consulte o Balanço. Este documento serve de base para diversas informações do relatório completo. O Relatório não foi auditado externamente.

FORMA DE GESTÃO

Este relatório apresenta informações consolidadas do grupo quanto a impactos, informações econômico-financeiras e não financeiras. Nos casos em que a informação não contemple todas as empresas ou unidades – por exemplo, por ausência de dados específicos – esta ressalva será indicada. Os impactos ambientais, econômicos e financeiros das atividades do Hospital Norte D’Or não são consideradas nos dados consolidados em respeito à política de confidencialidade estabelecida com o Grupo D’Or. Com relação a terceiros sobre os quais é gerado impacto significativo, são reportadas nossas políticas e diretrizes. Não foram consideradas/relatadas informações fora da organização relacionadas com os aspectos materiais.

A Unimed-Rio é uma cooperativa de trabalho médico e possui um Estatuto Social, onde estão previstos os direitos e deveres dos médicos cooperados, que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas escolhas são feitas em votação durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário.

O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 10 conselheiros vogais, e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (sete efetivo e dois suplentes, renovado a cada quatro anos).

A Diretoria Executiva e os conselhos de Administração, Técnico e Fiscal têm papel estratégico dentro da estrutura de governança corporativa da Unimed-Rio. Em linhas gerais, cabe à Diretoria Executiva supervisionar, orientar, coordenar e impulsionar todas as atividades da cooperativa. Já o Conselho de Administração é responsável pela orientação geral e superior das atividades da Unimed-Rio.

O Fiscal é o órgão responsável pela supervisão e análise das demonstrações econômico-financeiras, enquanto o Técnico delibera sobre aspectos médicos e éticos da Medicina. Mensalmente são promovidas reuniões de cada conselho e, quando necessário, deliberam em reuniões extraordinárias.

Em 2021, começou a ser aplicado o modelo de organograma circular. Este novo formato evidencia a integração das áreas da empresa e está diretamente ligado à nova cultura. A ideia é que todos os colaboradores se reconheçam como parte desse novo organismo.

Das mudanças estruturais, a novidade é a criação de quatro Gerências Corporativas (Gerência Corporativa de Gente e Gestão, Gerência Corporativa de Controladoria, Gerência Corporativa de Estratégia em Saúde e Gerência Corporativa de Operações), que na estrutura fica entre os gerentes e os superintendentes.

Com isso, a Área Financeira passa a estar ligada à Gerência Corporativa de Controladoria e a Área de Relacionamento com o Cliente está relacionada à Gerência Corporativa de Gente e Gestão.

Dentre as novas Gerências Corporativas, está a GC de Operações, que busca viabilizar a entrega da nova plataforma de serviços compartilhados, a Unimed Soluções. Seu objetivo principal será o de transformar modelos operacionais vigentes em plataformas de serviços inteligentes, integradas e de alta performance.

Com o crescimento do Grupo Unimed-Rio criamos, em 2018, nosso Código de Ética e Conduta próprio, adequado às novas e boas práticas de mercado e às leis de integridade, tornou-se mais evidente. Ele traz as diretrizes éticas da cooperativa e norteia a conduta da empresa como um todo. Seu principal objetivo é elevar, ainda mais, o nível de credibilidade entre as entidades que se relacionam com as empresas do Grupo Unimed-Rio, seus colaboradores e a comunidade na qual está inserida, produzindo um ambiente de negócios ético e produtivo.

Com o movimento do Código, também foi lançado o Canal de Integridade. Trata-se de um canal exclusivo para comunicação segura e, se desejado, anônima, de condutas que vão de encontro às diretrizes éticas do Grupo ou à legislação vigente.

As informações registradas no Canal de Integridade são recebidas pela Área de Compliance, Riscos e Auditoria, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação. Para registrar o relato, basta acessar a seção Contato > Canal de integridade no Código de Ética.

Em 2021, a cooperativa recebeu um total de 6.176 Notificações de Investigação Preliminar (NIPs), um aumento de 51% em relação a 2020. O maior aumento aconteceu entre outubro e dezembro de 2021 quando os problemas técnicos aconteceram. Enquanto a média de janeiro a setembro foi de 420 notificações de intermediação preliminar (NIPs) por mês, nos três meses citados a média subiu para 797.

Entre os assuntos das demandas tem destaque o tema Financeiro (Discordância de cobrança de mensalidade, Reajuste e Emissão de faturas) e o tema Autorização (Processo de Autorização e Discordância com negativa de autorização).

Com isso, a cooperativa pontuou 19,38 no Índice Geral de Reclamações de dezembro de 2021.

A operadora vem trabalhando em várias frentes para minimizar o recebimento dessas reclamações. A partir do trabalho do Núcleo de Mediação e Conciliação Permanente, a cooperativa atendeu 250 casos em 2021, com índice de sucesso de 72,9% na mediação de conflitos. A Unimed-Rio é pioneira na adoção de soluções alternativas de conflitos no mercado de saúde suplementar.

Cerca de 13 mil reclamações foram manifestadas pelos clientes à Ouvidoria da Unimed-Rio em 2021, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, justificada por uma maior divulgação do canal.

Em setembro de 2020, a Ouvidoria da Unimed-Rio conquistou o Selo de Certificação de Excelência em Ouvidoria 2020/2022, da Unimed do Brasil. Esse é o reconhecimento máximo em atendimento concedido pela maior cooperativa médica do mundo. E para garantir esse atendimento de qualidade, evitando que as reclamações cheguem à ANS ou ao Judiciário, foram realizadas cinco ações principais em 2021:

Acompanhamento do tempo de resposta das demandas

Elaboração de relatório para acompanhamento do indicador de tempo de retorno das áreas para garantir o prazo de resposta aos clientes.

Autonomia da Ouvidoria

A equipe pode agora efetivar alguns serviços no sistema operacional para agilizar o atendimento.

LGPD

Para adequação à Lei, foi criada a Cartilha LGPD, com boas práticas e regras de atendimento na Ouvidoria.

Comitê Ouvidores da Unimed do Brasil

A Ouvidoria passou a compor a mesa de debates e compartilhamento das melhores práticas na Unimed do Brasil.

Régua de Relacionamento com o cliente

Envio de SMS para melhorar a jornada do cliente na Ouvidoria.

Em relação aos casos que chegam à Justiça, em 2021, foram recebidas  4.860 novas ações judiciais, o que representa um aumento  de 28,67% em comparação a 2020 (3.777). As causas mais recorrentes são os processos relacionados ao Financeiro (14,18%), seguido de Procedimento não Previsto no Rol da ANS (13,79%).

As atividades da Assessoria Jurídica, seja na mediação e conciliação ou na defesa das demandas administrativas e judiciais, permitiram que a Unimed-Rio obtivesse um custo evitado da ordem de R$ 40,6 milhões, sendo R$ 23,1 milhões em ações judiciais e R$ 17,5 milhões em demandas administrativas.

Em 2021, a Unimed-Rio recebeu multas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento de seus produtos e serviços, o que somou o valor de R$ 37 milhões. [Quebra da Disposição de Texto][Quebra da Disposição de Texto]O grupo Unimed-Rio recebeu 24 ações trabalhistas no ano de 2021. Seis foram julgadas improcedentes, duas procedentes em parte e nenhuma procedente. Ao todo, 24 ainda não foram julgadas. Houve pagamento de R$ 2,9 milhões em indenização trabalhista.

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