Cinco anos após a grave crise institucional que assolou a Unimed-Rio, com desdobramentos de marca, políticos, assistenciais e financeiros, já é possível dizer que a cooperativa deu a volta por cima e conseguiu superá-la. Desde então, vem avançando em caminhos para fortalecer seu modelo de governança e minimizar impactos de eventos adversos. Seguimos com desafios regulatórios, que só serão sanados em médio e longo prazo, e cumprindo o acordo com órgãos públicos. As dificuldades se transformaram em oportunidades. E as agarramos com unhas e dentes.
A Unimed-Rio passou de uma cooperativa para um grupo econômico de saúde, que hoje já conta com 18 tipos de negócios, variando de controle 100% próprio, sociedades e parcerias. Criatividade e determinação têm sido os grandes ativos da empresa, que, sem grande disponibilidade financeira para investimentos, usa sua carteira e escala como moeda de troca para viabilizar e alavancar novos negócios.
Em 2021, ano em que completou 50 anos de vida, a empresa chegou à marca de 800 mil clientes; manteve a liderança de mercado no município do Rio de Janeiro, com 15,29% de market share em dezembro; voltou a ser a Marca dos Cariocas na categoria plano de saúde, segundo pesquisa do Jornal O Globo, conquistando o primeiro lugar; reduziu dívidas assistenciais, assim como compromissos bancários; e recompôs boa parte das reservas técnica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).