2021 já estava quase acabando quando uma notícia se transformou em motivo de orgulho e comemoração: a Unimed-Rio foi eleita a Marca dos Cariocas na categoria planos de saúde. Depois de muitos anos de um trabalho de qualidade e consistência de uma empresa que tem o nome da cidade na própria marca, a Unimed-Rio é líder de mercado na cidade do Rio de Janeiro; a operadora de saúde mais lembrada pelos cariocas, segundo a pesquisa Top of Mind, realizada pelo Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC); e também, novamente, a Marca dos Cariocas, na categoria plano de saúde, de acordo com a pesquisa anual realizada pelo jornal O Globo.

Além disso, o Hospital Unimed-Rio foi a primeira unidade hospitalar citada nominalmente pelos clientes entrevistados e conquistou o segundo lugar no pódio da categoria Clínicas e Hospitais, mesmo sem fazer parte de uma rede de hospitais.

A liderança no ranking das marcas que entendem o jeito de ser do carioca e conquistaram a preferência de quem vive na cidade tem ainda mais significado por ter sido conquistada no ano em que a Unimed-Rio celebrou seus 50 anos. Ao longo de cinco décadas, a gente cuida da saúde dos cariocas. Uma relação de amor, de carinho e de cumplicidade. E, para celebrar, iluminamos o céu da Lagoa Rodrigo de Freitas com um show de drones, destacando o melhor do Rio. Um espetáculo inédito na cidade, um presente para o carioca. Aperte o play e confira.

As comemorações não pararam por aí. Em homenagem à data, a Unimed-Rio lançou, em outubro, uma campanha publicitária focada na frase “50 anos de…”, trazendo os bons momentos vividos por seus clientes ao longo desse período. O objetivo foi evidenciar a sólida relação de confiança entre médico e paciente, com frases que todos os clientes gostam de ouvir, tais como “Nasceu com muita saúde”, “Seus exames estão ótimos”, a “Cirurgia foi um sucesso”, “Pode ir pra casa. Você está de alta”, com personagens, cujas expressões traduzem a emoção vivida em cada um desses momentos.

Para os participantes do projeto Mude 1 Hábito, a Unimed-Rio ofereceu, ao longo de dezembro, mês de comemoração dos 50 anos, uma quick massage para relaxar depois das aulas. Já para os colaboradores, a Unimed-Rio promoveu um quiz sobre a história da empresa. Os quatro primeiro lugares ganharam um voo de helicóptero e o grande vencedor ainda recebeu um vale massagem relaxante do Buddha Spa e um kit Mude 1 Hábito.

Mude 1 Hábito

AGORA COM DUAS NOVAS ARENAS

O movimento Mude 1 Hábito, que oferece aulas gratuitas por toda a cidade em 21 modalidades, não para de crescer. Em 2021, foram inauguradas mais duas novas arenas: na Barra da Tijuca e em Madureira. Agora, são quatro hubs de esporte, cultura e saúde levando o nome da Unimed-Rio. O projeto conta também com a Arena Unimed Lagoa e a Arena Unimed Aterro, no Flamengo.

Aberta em julho, a Arena Barra, um espaço de 80 metros quadrados, situado na Rua Oman 13, entre os postos 2 e 3 da Praia da Barra, serve de base para a oferta diária e gratuita de aulas de modalidades variadas, incluindo alongamento, muay thai, yoga, vôlei de praia, HIIT, beach soccer, funcional e futevôlei. Sua inauguração contou com um treinão funcional, com Chico Salgado, o personal das celebridades.

Em outubro, foi a vez da Arena Madureira ser aberta, a primeira da Zona Norte. Localizada dentro do Parque Madureira, a unidade oferece aulas de basquete, skate, funcional, corrida, alongamento, crossfit e dança. Outra novidade em 2021 foi na Arena Aterro, que passou a oferecer atividades infantis aos sábados após as aulas.

Os participantes das atividades nas arenas têm acesso a infraestrutura com banheiros, armários, mesas, pufes e internet. Não precisa ser cliente Unimed-Rio ou colaborador para participar. As aulas são abertas a todos os cariocas.

Além das Arenas, o projeto Mude 1 Hábito oferece também aulas gratuitas em mais de 15 pontos da cidade. Em 2021, três novas modalidades passaram a ser oferecidas: surfe, stand up paddle e muay thai. A programação completa pode ser acessada no app MUDE FIT, disponível para iOS e Android. As aulas ficam disponíveis para inscrição 48h antes de sua realização.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Ações especiais do M1H

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Unimed-Rio realizou, no dia 9 de outubro, uma aula de yoga dentro do Museu do Amanhã para toda a família. A aula foi adaptada pra criançada, com uma linguagem lúdica. Pais, filhos, avós e tios se divertiram e ainda ganharam brindes.

As secretárias dos médicos cooperados da Unimed-Rio foram convidadas a participar de um treino funcional com o badalado Chico Salgado, em comemoração ao Dia da Secretária. A aula aconteceu no dia 3 de outubro, na Arena Lagoa, com a participação de mais de 100 pessoas e distribuição de brindes.

O projeto Mude 1 Hábito aterrissou na sede da Unimed-Rio e, desde agosto de 2021, a unidade conta com aulas semanais exclusivas para os colaboradores da empresa. Os treinos de Mat Pilates ocorrem no subsolo do Neolink Office Mall sempre segundas e quartas, às 17h30.

+ de 15

pontos da cidade

+ de 20

modalidades

+ de 600

aulas por mês

+ de 100 mil

participantes em 2021

*Dados de dezembro de 2021

Mais que números
Conheça as histórias de superação de alunos do projeto Mude 1 Hábito

“Eu estava no fundo do poço quando recebi o convite de uma amiga pra participar das aulas. Vim, gostei e reagi à vida”.

Mauro César Silva 
Aluno da modalidade Funcional Adaptado

Cores da Saúde

INFORMAR PARA CONSCIENTIZAR

Com o objetivo de apoiar as principais campanhas de prevenção para uma vida mais saudável, a Unimed-Rio lançou em 2021 o programa Cores da Saúde. Todo mês, conteúdos exclusivos e de grande relevância eram disponibilizados para a sociedade a fim de difundir informação, ampliar a conscientização e quebrar preconceitos. Foram produzidos e-books, posts, vídeos, podcasts e lives com especialistas em cada um dos assuntos.

O projeto pautou a comunicação visual do feed do Instagram e do Facebook em 2021. A cada mês, uma cor ou duas eram utilizadas para ilustrar as campanhas trabalhadas, o que trouxe grande coesão e impacto visual para o feed.

Além do conteúdo, em alguns dos meses, ações especiais também eram realizadas. Foi o caso do Dia Mundial da Saúde, em abril, do Outubro Rosa e do Setembro Amarelo, quando uma programação especial de aulas do Mude 1 Hábito foi oferecida, com distribuição de camisas e brindes.

O Outubro Rosa contou ainda com um grande laço humano cor de rosa formado em frente ao Hospital Unimed-Rio e com um mural de post it
formando um coração na Arena Unimed Lagoa para estimular o público a deixar um recado encorajando as mulheres a se unirem e se fortalecerem na luta contra a doença.

#selfiequesalva

Já no Junho Vermelho, com o objetivo de estimular e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, criamos a campanha #selfiequesalva, que destacou a semelhança entre o ato de fazer uma selfie e doar sangue. A iniciativa incentivou a participação de corretores, clientes, cooperados, colaboradores e até parentes de pacientes internados, além de estimular a adesão de outras empresas, que mobilizaram seus colaboradores. Toparam participar da ação junto com a Unimed-Rio as marcas Estácio, MDS Group, Mude Wellness Media, Eletrobras, White Martins, Neoenergia, Prosper Distribuidora, Makemake – Reputação Corporativa, Seedtag, Clear Channel, Dom Pedro Conteúdo, Binder e Bandnews FM.

A mobilização contribuiu para ajudar os bancos de sangue a coletarem mais de 12 mil bolsas de sangue no estado do Rio de Janeiro, que poderão ajudar a salvar cerca de 50 mil vidas. O número representa um aumento de 16%, ou 7.088 vidas preservadas, em relação ao mesmo período do ano passado. As doações foram realizadas nos pontos do Hemorio, GSH Serum e Hematologistas Associados.

Você confere toda a programação aqui.

Veja alguns dos conteúdos de destaque:

Janeiro Branco
Estilo de vida: planos para você cuidar bem da sua saúde mental, com Dr. Lucas Medeiros, presidente do Instituto Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida
Fevereiro Roxo
Alzheimer: o que você precisa saber quando eles deixam de fazer planos e você precisa mudar os seus
Dia Mundial da Obesidade
Obesidade: muito além do peso
Dia Mundial da Saúde
Nada melhor que um dia depois do outro.
Dia Mundial da Hipertensão
Prática Cozinha com Thaisa Leal
Junho Vermelho
Campanha #selfiequesalva
Julho Amarelo
Programa Saúde em Pauta – edição Hepatites Virais
Agosto Dourado
Papo de Mãe – Aleitamento Materno, com Shirley Hilgert, do Macetes de Mãe
Setembro Amarelo
Aulas Mude 1 Hábito: a prática regular de atividades físicas também é uma forma de cuidar da saúde mental
Outubro Rosa
Aulas do Mude 1 Hábito, laço humano cor de rosa, mural de post it, podcast e dois programas: um resumo das nossas ações
Novembro Azul
A importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata, com Dr. Romolo Guida Junior, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia
Dezembro Laranja
Programa Mais Saúde – Sol: vilão ou mocinho?

NÚMEROS DE DESTAQUE

6

e-books

11

lives

17

vídeos

17

podcasts

+ de 100

aulas especiais do Mude 1 Hábito

223

posts

5,5 milhões

de alcance das postagens

1.852

comentários

211 mil

reações

6 mil

compartilhamentos

3 mil

salvamentos
Mais que números
Mídias sociais:

CAMPANHAS ESPECIAIS

Além do projeto Cores da Saúde e das homenagens aos 50 anos da Unimed-Rio, outras ações especiais tiveram destaque em 2021 nas redes sociais da empresa. Confira abaixo:

Aniversário do Rio

Em 2021, o Rio comemorou 456 anos de vida.

E a Unimed-Rio preparou uma homenagem para parabenizar a cidade maravilhosa, berço do bom humor, do sorriso no rosto e do cuidado à saúde.

Dia das Mães

A pandemia trouxe consigo mudanças para as famílias.

Em algumas histórias, houve distanciamento da mãe para protegê-la; em outras, aproximação e descobertas. Filhos pequenos, filhos grandes, filhos que cuidam das mães. Não há forma certa de ser mãe, mas as em todas elas prevalecem o amor, cuidado e gratidão.

Confira nossa homenagem.

Dia dos Pais

Pai é aquele que ama, cuida, protege e acolhe.

Mas afinal, quando, de fato, um homem se torna um pai?

Confira a homenagem feita aos papais colaboradores, cooperados e clientes que contaram um pouquinho sobre a importância da paternidade ativa.

NÚMEROS DE DESTAQUE DE 2021

101 mil

curtidas na página

1.628

ganho de fãs

195 milhões

de alcance

2 milhões

de engajamento

282

posts

244 milhões

de impressões totais

32.575

seguidores

8.081

ganho de seguidores

26 milhões

alcance do perfil

6 milhões

engajamento da página

280

posts

147 milhões

de impressões da página

52.763

seguidores

14.377

ganho de seguidores

349 mil

impressões totais de página

5 mil

engajamentos

52

posts

10.243

cliques

16

vídeos

4 milhões

de impressões

16.908

cliques

46,24%

taxa de visualização

247

novos inscritos

5,8 milhões

alcance de postagens

102

postagens

1.933

comentários

125 mil

reações

4.470

compartilhamentos

4.421

salvamentos
Campanha publicitária:

"SAÚDE EM TODOS OS PLANOS"

A Unimed-Rio lançou, em março de 2021, sua nova campanha institucional, que trouxe a realização de metas como mensagem principal. A empresa levou ao público um conceito ligado à esperança em dias melhores e na realização dos planos. Ainda que a pandemia tenha mudado as rotinas, o objetivo foi dar destaque ao que queremos realizar.

Desenvolvida pela Binder, a campanha teve o mote “Saúde em todos os planos” e contou com peças de mídia on e offline que cobriram toda a cidade do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Além disso, mídia exterior, rádio, mídia online, redes sociais e até influenciadores também fizeram parte da estratégia de divulgação.

A campanha apresenta em suas peças a mensagem de que a vida até mudou por um momento, mas que seus planos não pararam neste último ano. A proposta traz planos dos mais diversos como o casamento, a mudança de residência, ter filhos e montar ou seu próprio negócio.

Em 2021, mais de 50 mil leads foram captados pelo site Seja Unimed-Rio e mais de 331 mil pessoas se tornaram clientes da cooperativa, um aumento de 25% em relação a 2020. A Unimed-Rio se manteve na liderança de mercado no município do Rio de Janeiro, com 15,29% de market share, em dezembro.

Na mídia:

UNIMED-RIO EM DESTAQUE

A Unimed-Rio ganhou os noticiários locais e nacionais com 812 menções em 2021.

A exposição positiva foi dominante, contribuindo para o fortalecimento da marca e posicionamento no mercado.

Confira algumas das notícias de destaque:

TV Globo
Idosa tem alta depois de 145 dias

TV Brasil
Dia Internacional da Mulher: uma homenagem às mulheres que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19

Exame
Bússola Live – Em busca do equilíbrio: saúde mental na pandemia

Exame
Top of Mind

Valor Econômico
Oncoclínicas conclui operação que investirá R$ 117,5 milhões em centro de tratamento

Folha de São Paulo
Unimed-Rio inicia retorno gradual dos mil funcionários ao escritório

IstoÉ
Junho Vermelho busca aumentar número de doadores de sangue

Veja Rio
É tudo 0800: arena na Barra terá aulas de muay thai, dança, corrida e funcional

O Globo
Marca dos Cariocas

O Globo – Capital
Um novo negócio da Unimed-Rio

O Globo – Ancelmo Gois
Hospital da Unimed-Rio atinge menor número de internação por Covid-19 no ano

O Globo – Ancelmo Gois
Lagoa de Freitas terá novidades para os cariocas em dezembro

O Dia
Jovens e adultos correspondem a 45% de internados por covid-19 em hospital particular na Barra

Jornal Extra
Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência faz 30 anos sem garantir inclusão; mas funcionários contribuem para empresas

Saúde Business
Hospital Unimed-Rio renova selo de qualidade e segurança no atendimento

Medicina S/A
Hospital Unimed-Rio inaugura setor de leitos pré-alta

Portal Hospitais Brasil
Unimed-Rio inaugura seu primeiro pronto atendimento na Zona Norte