Cinco anos após a grave crise institucional que assolou a Unimed-Rio, com desdobramentos de marca, políticos, assistenciais e financeiros, já é possível dizer que a cooperativa deu a volta por cima e conseguiu superá-la. Desde então, vem avançando em caminhos para fortalecer seu modelo de governança e minimizar impactos de eventos adversos. Seguimos com desafios regulatórios, que só serão sanados em médio e longo prazo, e cumprindo o acordo com órgãos públicos. As dificuldades se transformaram em oportunidades. E as agarramos com unhas e dentes.

A Unimed-Rio passou de uma cooperativa para um grupo econômico de saúde, que hoje já conta com 18 tipos de negócios, variando de controle 100% próprio, sociedades e parcerias. Criatividade e determinação têm sido os grandes ativos da empresa, que, sem grande disponibilidade financeira para investimentos, usa sua carteira e escala como moeda de troca para viabilizar e alavancar novos negócios.

Em 2021, ano em que completou 50 anos de vida, a empresa chegou à marca de 800 mil clientes; manteve a liderança de mercado no município do Rio de Janeiro, com 15,29% de market share em dezembro; voltou a ser a Marca dos Cariocas na categoria plano de saúde, segundo pesquisa do Jornal O Globo, conquistando o primeiro lugar; reduziu dívidas assistenciais, assim como compromissos bancários; e recompôs boa parte das reservas técnica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Conheça os novos negócio fechados pela Unimed-Rio em 2021:

Em abril, foi inaugurado o Pronto Atendimento Méier, o primeiro PA do grupo Unimed-Rio na Zona Norte do Rio de Janeiro. A unidade filial da Unimed-Rio Empreendimentos Médicos Ltda. (UREMH) está localizada no Hospital Marcos Moraes, hospital detido pelo grupo Oncoclínicas em conjunto com o grupo Unimed-Rio, por meio da joint venture Pontus Participações S/A. A operação do Pronto Atendimento é uma unidade autônoma e pertencente à UREMH, com o objetivo de atender beneficiários de planos de saúde operados pela cooperativa e outras operadoras. O PA realiza atendimentos de urgência e emergência em Clínica Médica 24h, para adultos, todos os dias da semana, com uma completa infraestrutura para exames de apoio diagnóstico.  

Parceria entre o grupo Unimed-Rio e o grupo Salinas, firmada em setembro de 2021, visando à construção de uma plataforma de gestão conectada da saúde em domicílio para a prestação dos serviços de atenção domiciliar, incluindo consultas médicas, de enfermagem, equipe multiprofissional e equipamentos de cuidado centrado no indivíduo em sua residência. Os planos de atendimento de baixa complexidade têm limite máximo de presença de técnicos de enfermagem por período menor ou igual a seis horas por dia no domicílio do indivíduo, visando à reabilitação e à prevenção de reinternação. A parceria inclui ainda planos de atendimento de média ou alta complexidade – internação domiciliar – que necessitem de acompanhamento de técnico de enfermagem por período de 12 (doze) ou 24 (vinte e quatro) horas por dia. A prestação dos serviços será realizada pela joint venture Domus Cuidados e Serviços em Saúde S/A, detida unicamente pela Salinas, e pela Unimed-Rio Participações e Investimentos S.A. (UPAR), na proporção de 50% para cada acionista.  

Em dezembro de 2021, a Unimed-Rio firmou uma nova parceria com o grupo Oncoclínicas para o desenvolvimento de um Centro de Tratamento de Câncer (“Cancer Center”), cujo escopo de atuação incluirá procedimentos cirúrgicos, de internação e de serviço de apoio diagnóstico terapêutico, assim como serviços de transplante de medula óssea aos beneficiários da cooperativa e/ou beneficiários de outras operadoras ou ainda pacientes particulares, de maneira exclusiva, desde que atendidos no Hospital Unimed-Rio para tratamento oncológico. As atividades do CTC serão desenvolvidas por uma sociedade de propósito específico denominada “CTC ONCOLOGIA S.A”, cuja sede será localizada no Hospital Unimed-Rio. A totalidade do capital social da companhia será detida unicamente pela Oncoclínicas e pela Unimed-Rio Empreendimentos Médicos e Hospitalares Ltda. (UREMH), na proporção de 50,01% e 49,99% para cada acionista, respectivamente.

Também em dezembro, houve um incremento na parceria existente entre o grupo Unimed-Rio e o grupo Oncoclínicas na prestação de Serviços de Oncologia, por meio da joint venture Centro de Excelência Oncológica S.A., a fim de prestar atendimento aos beneficiários dos planos de saúde operados pela cooperativa, de forma a garantir a excelência dos serviços de Oncologia.

Assembleias virtuais reforçam governança

A Unimed-Rio é propriedade de seus médicos cooperados, que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas decisões são tomadas em consenso durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege entre seus pares três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário.

O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 13 conselheiros vogais (dez efetivos e três suplentes), e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (mesmo número do Fiscal, mas renovado a cada quatro anos).

Em 2021, a Unimed-Rio convocou três assembleias, que, devido à pandemia, foram executadas pela primeira vez na história em formato online a fim de garantir o acesso e a segurança de todos. No dia 31 de março, foi realizada uma Assembleia Geral Ordinária com o objetivo de prestação de contas do exercício de 2020. A Unimed-Rio teve seu balanço aprovado pela ampla maioria dos 887 cooperados que participaram do evento online.

Em maio, foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária para alteração de endereço da sede no Estatuto Social – que prevê as ferramentas de comunicação, obtenção de informação e prestação de contas sobre a gestão – e também eliminação de cooperados objeto dos Procedimentos Administrativos Disciplinares (“PADs”) 008/2019 e 006/2020.

Cerca de 440 médicos cooperados participaram. Já em outubro, a terceira AGO do ano elegeu o Conselho Fiscal 2021/2022, com 141 votos.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Diretoria Executiva

Presidente
Antonio Romeu Scofano Junior

Vice-presidente e Diretora Médica
Denise de Abreu Durão

Diretora Administrativa
Kátia Davy Bello

Diretor Financeiro
Casimiro Villela Junqueira Filho

Diretor de Mercado
Carlos José Bichara Junior

Membros Vogais

Alexandre Rachid de Souza 
André Filipe Marcondes Vieira 
Antônio Henrique M. Raposo 
Breno Caiafa
Fernando Cesar David Silva 
Jeane Pereira da Silva Juver
João Luiz Schiavini
Joaquim Altamir Oquendo Junior 
Liszt Palmeira de Oliveira 
Ricardo Krapp Tavares 

Membros Suplentes

Arnaldo José Noronha Filho
Tiago Doyle Maia de Oliveira
Vanessa Pinheiro de Queiroz Neves

Conselho Técnico

Membros Efetivos
Adalto Ferreira Lima Júnior
Ana Rosa Castellões dos Santos
Diogo Arruda Camara P. de Lucena
Marco Antonio de Mattos
Paulo Sergio da Silva Reis Junior
Rafael Henrique Szymanski Machado
Renato Brito de Alencastro Graça

Membros Suplentes
Kassie Regina Neves Cargnin
Rômulo Capello Teixeira

Conselho Fiscal

Membros Efetivos
José Pereira Camargo
José Wagner de Alencar Mota
José Eduardo Zandona

Membros Suplentes
Ednilson Parra Cesar
Léo Portinoi
Fabiano Batista Lemos

“O lema da Unimed-Rio é ‘nós podemos’. Nós não nos limitamos ou paramos diante de obstáculos. Continuamos firmes no nosso propósito.”

Mario Salomão
Superintendente Geral da Unimed-Rio

Planejamento Estratégico

INOVAÇÃO E SAÚDE

Dando continuidade ao projeto GPS – Gente, Planejamento e Sucesso, lançado em 2020 em parceria com a Fábrica de Startups, a Unimed-Rio definiu seis desafios para 2021, que aliam inovação à saúde, entre eles uma Universidade Corporativa, Portfólio de Novos Produtos e um Ecossistema Digital. E com a finalidade de multiplicar esses objetivos estratégicos para os colaboradores foi realizada a Semana de Estratégia 2021. Entre os dias 8 e 12, sempre às 9h e às 14h, os participantes puderam conhecer o Plano Estratégico da Unimed-Rio, seus desafios e direcionadores para 2021. A Semana também contou com lives de mesas redondas com gestores convidados.

Outra novidade de 2021 foi o início da aplicação do novo modelo de organograma circular, que evidencia a necessidade de integração das áreas da empresa e está diretamente ligado à nova cultura. Foram criadas quatro Gerências Corporativas (Gerência Corporativa de Gente e Gestão, Gerência Corporativa de Controladoria, Gerência Corporativa de Estratégia em Saúde e Gerência Corporativa de Operações), que na estrutura fica entre os gerentes e os superintendentes.

Em novembro, a Área de Autorizações e OPME foi reestruturada para um modelo estrutural de plataforma independente, integrado e orientado à excelência de resultados e controles internos. Um Comitê de Gestão foi instituído para atuar temporariamente na gestão estratégica e na avaliação e aprovação de iniciativas voltadas para a reestruturação da área de Autorizações e OPME.

Gestão de Produtividade

MELHORIA DO DESEMPENHO DO SISTEMA HÍBRIDO

A fim de melhorar o desempenho das equipes no sistema de trabalho híbrido, em 2021, duas novas plataformas passaram o a fazer parte da Gestão de Produtividade da Unimed-Rio: o Evope e o RunRun.It.

Mas como as plataformas funcionam?

Essa plataforma tem o objetivo de gerir o tempo em cada atividade dos colaboradores. Ele acompanha a execução das tarefas, através da medição do tempo gasto pelo colaborador em cada programa ou site acessado. Com base nessas informações, o gestor poderá gerar um relatório com o aproveitamento de horas trabalhadas pela equipe. Dessa forma, o gestor consegue pensar em melhorias na produtividade de sua área.

Essa plataforma permite realizar uma gestão à vista do seu time de colaboradores e ajuda na integração dos times. Nela, o colaborador poderá definir as atividades em andamento e atribuir o tempo previsto para finalização dessa tarefa. Desta forma, o gestor poderá visualizar a distribuição do trabalho no time e ter mais precisão para direcionar novas demandas. A plataforma conta ainda com um sistema inteligente, que permite atribuir uma mesma atividade para duas ou mais pessoas.

É importante ressaltar que as duas plataformas não fazem: captura de tela, coleta de nenhum tipo de conteúdo (documentos, e-mails, conversas no teams), keylogger (registra as teclas pressionadas de um teclado), spy do colaborador ou armazena dados pessoais.

Nova tecnologia

MAIS SEGURANÇA PARA OS SISTEMAS

Desde julho de 2021, a Unimed-Rio passa a adotar uma nova tecnologia – o Single Sign On (SSO) – para trazer mais segurança aos seus principais sistemas. A principal mudança é que os colaboradores precisam se logar uma única vez para acessar todos os sistemas integrados a essa tecnologia. A implantação dessa nova tecnologia vem sendo feita em fases, com a entrada de novos sistemas, proporcionando aos colaboradores facilidade de acesso e proteção aos dados. Em junho, a Unimed-Rio também lançou seu novo Portal de Serviços. Agora, além das demandas de tecnologia, o colaborador pode também utilizar o novo portal para enviar solicitações referentes à gestão de Processos e de Qualidade.

Outras ações:

. Implementação de ferramenta de background check para monitoramento dos terceirizados, quanto a possíveis riscos para a cooperativa.

. Reforço no monitoramento de controles e treinamentos junto aos integradores de Compliance.

. Revisão do Código de Ética e Conduta, incluindo a previsão do Programa de Privacidade e atualização com as melhores práticas de mercado.

. Realização de diagnóstico e planos de ação para adequação à RN 443, que dispõe sobre adoção de práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos.

. Nomeação de Integradores de Privacidade em todas as áreas do Grupo Unimed-Rio e realização de treinamentos para garantir a conformidade com o Programa de Privacidade;

. Publicação das Políticas e Normativos do Programa de Privacidade.

. Criação do Comitê de Segurança da Informação para acompanhamento da estratégia da segurança da informação do Grupo Unimed-Rio.

MERCADO

O setor de planos de saúde médico-hospitalares encerrou 2021 com 48,9 milhões de beneficiários em todo o país, número que não era alcançado desde janeiro de 2016, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O total de vínculos avançou 3,18% comparado com 2020, o que representa aproximadamente 1,5 milhão de novas vidas no período.

Já em relação ao número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, a ANS registrou quase 29,2 milhões de usuários, 9,6% a mais do que em 2020 (aumento de 2,5 milhões de beneficiários em um ano).

Na análise anual, a faixa etária de 39 a 43 anos foi a que apresentou o crescimento mais expressivo na assistência médica (7,12%), seguido pela faixa etária de 44 a 48 anos (6,49%).

Também essas duas faixas etárias tiveram maior crescimento nos planos odontológicos - 12,76% para 39 a 43 anos e 12, 62% para 44 a 48 anos.

Em 2021, o índice de reajuste nas mensalidades dos planos de saúde individuais ou familiares foi negativo, resultando na redução da mensalidade dos beneficiários pela primeira vez na história. Com a correção, ficou em -8,19% no período de maio de 2021 a abril de 2022. Segundo a ANS, o resultado negativo do índice foi um reflexo da redução na utilização de serviços na saúde suplementar ocorrida em 2020, fenômeno provocado pela pandemia de Covid-19.

Beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares
Variação de Custos Médico-Hospitalares:

18,2% EM 12 MESES

O estudo mais recente do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) revela que a Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCHM) foi de 18,2% para o período de 12 meses, encerrados em junho de 2021, comparada com os doze meses encerrados em junho de 2020. Portanto, as despesas pagas pelas operadoras aos prestadores pelo atendimento a seus beneficiários entre julho de 2020 e junho de 2021 foi 18,2% mais alto do que entre julho 2019 e junho de 2020, quando o valor foi de 2,1%. O índice, apurado pelo IESS para um conjunto de 704,9 mil beneficiários de planos individuais ou familiares, foi superior à inflação de preços medida pelo IPCA/IBGE, de 8,4% para o mesmo período.

Nos doze meses até fevereiro de 2021, as despesas haviam caído 1,7% (VCMH negativa em 1,7%). Esse resultado refletia a opção de muitos beneficiários em adiar consultas e procedimentos eletivos devido à pandemia de Covid-19, especialmente no segundo trimestre de 2020. A VCMH de junho de 2021 abrange o período de retomada, ainda que parcial, dos procedimentos eletivos adiados e de intensificação da pandemia. Os maiores aumentos nas despesas per capita na VCMH de junho de 2021 aconteceram em Outros Serviços Ambulatoriais (OSA) (+23,3%), Exames (20,8%) e Internações (20%).

Série histórica da VCHM/IESS e IPCA/IBGE em variação de 12 meses
vcmh_iess
Unimed:

37,9% DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO

A Unimed-Rio é uma das 341 cooperativas que fazem parte da Unimed, maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, com 37,9% de participação de mercado e 18,3 milhões de beneficiários. Pelo 29º ano consecutivo, desde 1993, a Unimed lidera o Folha Top of Mind na categoria plano de saúde.

Fonte: CADU - Unimed do Brasil - dez/2021_competência 11/2021
Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Caderno 2.0 - dez/2021 - data base: out/2021
Fonte: CADU - Unimed do Brasil dez/2021 - competência 11/2021
Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - TABNET - dez/2021 - data base: out/21