Pronto Atendimento Méier:

NOVA UNIDADE PRÓPRIA E O PRIMEIRO PA NA ZONA NORTE

Nossa Rede Própria não para de crescer. Em abril de 2021, foi a vez de inaugurar o Pronto Atendimento Méier, o primeiro na Zona Norte. Esse é mais um marco na história da cooperativa e faz parte do processo de verticalização da operadora, iniciado há pouco mais de uma década.

O PA fica localizado dentro do Hospital Marcos Moraes, também recém-chegado à rede.

Com atendimento 24h em Clínica Médica para adultos a partir dos 18 anos, todos os dias da semana, e uma ampla infraestrutura de exames de apoio diagnóstico, a nova unidade se torna mais uma opção de atendimento de excelência na Zona Norte para os clientes Unimed-Rio. São cerca de 10 mil beneficiários ativos no bairro, que respondem por aproximadamente 40% dos clientes ativos na região.

Conheça o novo PA Méier:

. Clínica Médica 24h durante todos os dias da semana

. Exames de laboratório, Raio-X, tomografia computadorizada e ultrassonografia para apoio diagnóstico

. Cinco consultórios de clínica médica

. Seis leitos de observação

. Dez poltronas de medicação

. Ambulância Dedicada

. Dois leitos de estabilização para pacientes graves

O atendimento será disponibilizado a todos os planos Unimed-Rio, além de particulares.

  • 17.513 atendimentos (desde abril/21)
  • 1.459 de média mensal
  • 0,86% de taxa de internação
  • 49,2 de NPS
  • 8,1 de satisfação geral
Rua Aristides Caire, 27, Méier
Prontos Atendimentos Copacabana e Barra:

HÁ 10 ANOS CUIDANDO DOS NOSSOS CLIENTES

Em 2021, o Pronto Atendimento Copacabana, já conhecido carinhosamente por PA Copa, completou 10 anos. Já o PA Barra, a primeira unidade da rede assistencial própria a ser aberta pela Unimed-Rio, comemorou 11 anos. Uma década de carinho, acolhimento e qualidade no atendimento.

O PA Barra está disponível todos os dias da semana e é voltado para casos de urgência e emergência em Clínica Médica, Pediatria (24 horas) e Ortopedia (24 horas). E o Pronto Atendimento Copacabana é uma importante opção em serviços de urgência e emergência para o grande número de clientes da Unimed-Rio na Zona Sul carioca. A unidade oferece atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria (24 horas) e Ortopedia (7h às 22h).

Em 2021, a Unimed-Rio deu continuidade ao bot de acompanhamento do estado de saúde dos pacientes com suspeita de Covid-19 ou diagnosticados com a doença e que não foram hospitalizados, lançado em 2020.

O assistente virtual envia uma mensagem ao cliente após atendimento presencial nos prontos atendimentos próprios, incluindo o do Hospital Unimed-Rio, e faz o acompanhamento durante uma semana para saber se o paciente melhorou, piorou ou está igual. Se estiver pior, o bot indica se ele deve voltar ao PA ou se pode se cuidar em casa.

Mais de 26 mil convites para ingresso no acompanhamento da assistente virtual foram enviados em 2021. Ao todo, 8 mil pacientes (21%) aceitaram e iniciaram o atendimento. Desses, cerca de 3.700 (45%) foram encaminhados pela assistente de volta ao PA.

PA Barra:
  • 87.911 atendimentos (2020: 79.591, 2019: 121.503)
  • 7.326 de média mensal (2020: 6.633, 2019: 10.125)
  • 1,66% de taxa de internação (2020: 4,46%, 2019: 2,65%)
  • 17.161 exames externos (2020: 32.299, 2019: 61.643)
  • 50,5 de NPS
  • 8,2 de satisfação geral
Av. das Américas, 777, Barra da Tijuca
PA Copacabana:
  • 69.764 atendimentos (2020: 65.740, 2019: 113.093)
  • 5.814 de média mensal (2020: 5.478, 2019: 9.424)
  • 1,51% de taxa de internação (2020: 4,39%, 2019: 2,52%)
  • 14.641 exames externos (2020: 31.462, 2019: 56.785)
  • 56,1 de NPS
  • 8,4 de satisfação geral
Rua Siqueira Campos, 70 A, Copacabana
Hospital Unimed-Rio:

COM MAIS DE 120 MIL ATENDIMENTOS REALIZADOS EM 2021, UNIDADE CONQUISTA CERTIFICAÇÕES DE EXCELÊNCIA E DISTINÇÃO

O Hospital Unimed-Rio se tornou, em 2021, uma das unidades pioneiras da saúde privada ao obter a Certificação de Distinção do Serviço de Enfermagem. Concedido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) após longo processo de avaliação das equipes, o selo foca em um reposicionamento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, de modo que possam atuar com maior protagonismo dentro da equipe multidisciplinar. O Hospital foi considerado um modelo eficiente de prática assistencial, pautado no aprimoramento profissional e na adequação dos recursos.

Também em 2021, o Hospital Unimed-Rio manteve sua Certificação de Excelência ONA III. Após um ano extremamente desafiador como 2020, esta conquista se torna ainda mais recompensadora. A manutenção do selo foi sustentada sem qualquer pendência após avaliação do IQG, representante da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nesse processo. A conduta adotada pelo hospital no atendimento da pandemia esteve em pauta, sendo esta muito elogiada pelos avaliadores. A certificação ONA III (Acreditado com Excelência) é o mais alto nível reconhecido pela instituição.

Outra conquista do ano foi a recertificação no Programa de Distinção Precoce e Tratamento da Sepse, também conduzido pelo IQG, com o aval do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS).

A equipe do IQG entrevistou profissionais de diferentes setores e verificou a adesão ao protocolo de sepse na unidade, bem como as propostas de melhoria implementadas no ciclo de avaliação. Conhecida popularmente como infecção generalizada, a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção.

O Hospital Unimed-Rio manteve ainda o selo prata na Certificação Hospitais Unimed de Sustentabilidade e desenvolve um plano de ação para buscar o ouro na próxima avaliação, em dois anos. A certificação avalia as instituições hospitalares do Sistema Unimed nas seguintes dimensões: Gestão Organizacional, Gestão do Corpo Clínico, Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Acessibilidade e Mobilidade. Lançado em 2014 por iniciativa da Unimed do Brasil, o selo tem como objetivo oferecer aos Hospitais Unimed uma ferramenta de diagnóstico da gestão hospitalar que possibilite um melhor planejamento e a execução de ações que visem a uma gestão mais sustentável do negócio, desenvolvendo oportunidades e antecipando possíveis impactos negativos que possam decorrer de suas atividades.

Unidade inaugura setor de Leitos Pré-Alta e reforma PA e unidade de TMO

Com o objetivo de reduzir o tempo de internação e, consequentemente, o risco de infecção intra-hospitalar em seus pacientes, o Hospital Unimed-Rio inaugurou, em abril, um novo setor de Leitos Pré-Alta. O espaço, que conta com oito leitos e fica ao lado do Centro Cirúrgico, traz agilidade ao processo de alta dos pacientes cirúrgicos de média e baixa complexidade.

O Hospital também reformou o Pronto Atendimento (térreo) e a unidade de Transplante de Medula Óssea (segundo andar), trazendo maior conforto e segurança para pacientes e equipes. O PA passou por uma troca de todo o piso, instalação de ralo linear no banheiro, para melhorar o escoamento, e colocação de um ponto para realização de diálises. Já na TMO, as mudanças consistiram na abertura de dois novos leitos, com instalação de novas saídas para gases medicinais, e na abertura de mais um consultório.

Novo site: facilidade, rapidez e eficiência para clientes e médicos

O Hospital Unimed-Rio, desde 2021, possui o seu próprio site, com diversos serviços para trazer mais facilidade, rapidez e eficiência a clientes e médicos que se relacionam com a unidade.

. Informações para agendamento de exames
. Link para retirada de exames laboratoriais
. Tempo de espera em cada unidade de pronto atendimento da Unimed-Rio (Hospital,
. PAs Barra da Tijuca, Copacabana e Méier)
. Informações sobre convênios aceitos
. Canal direto com a Ouvidoria da unidade

. Portal exclusivo
. Pré-agendamento online de cirurgias
. Solicitação de autorização de procedimento
. Comunicação de serviços (visitas, pareceres, etc.)
. Cadastro de documentação como PJ, para recebimentos diversos
. Cotações de procedimentos particulares
. Solicitação de crachá de acesso
. Gerenciamento do acesso a secretárias

Av. Ayrton Senna, 2550, Barra da Tijuca
Ações para colaboradores

. Durante o Outubro Rosa, os colaboradores do Hospital literalmente vestiram a camisa e formaram um grande laço rosa, símbolo da campanha voltada para a conscientização sobre o câncer de mama. Durante a ação, que foi registrada com drone para um vídeo institucional da Unimed-Rio sobre o tema, foram distribuídas camisas exclusivas Outubro Rosa do projeto Mude 1 Hábito. Cerca de 100 colaboradores participaram.

. O Hospital Unimed-Rio recebeu, também como parte da programação especial do Outubro Rosa, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio de Janeiro e médico cooperado da Unimed-Rio, Rafael Henrique Szymanski Machado, para uma palestra sobre a saúde da mulher.

. Em celebração ao dia do(a) recepcionista e ao dia do(a) hoteleiro(a), o Hospital Unimed-Rio realizou a Semana da Recepção e Hotelaria, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de outubro. O evento, realizado no auditório da unidade, contou com palestra sobre Atendimento de Valor, apresentação do projeto “Experiência do Paciente e Cuidados Paliativos”, momento de relaxamento com fisioterapeutas e sorteio de brindes.

. A edição 2021 do projeto “Calçada da Fama”, que premia os colaboradores elogiados por pacientes e tem como objetivo a valorização e o reconhecimento da equipe, contou com 51 colaboradores elogiados no Hospital Unimed-Rio, 15 no PA Barra da Tijuca e 15 no PA Copacabana. Além de receberem o carinho deixado pelos clientes, eles também ganham um certificado e chocolates.

  • 32.627 Admissões (2020: 17.724, 2019: 22.819)
  • 10.878 Internações (2020: 10.291, 2019: 13.478)
  • 7.723 Procedimentos cirúrgicos (2020: 6.976, 2019: 9.773)
  • 70.193 Exames externos (2020: 74.189, 2019: 112.748)
  • 121.421 Total de atendimentos (2020: 109.180, 2019: 158.818)
  • 68,1 de NPS
  • 8,4 de satisfação geral
Hospital Marcos Moraes:

PARCERIA COM O GRUPO ONCOCLÍNICAS

Inaugurado em julho de 2020, o Hospital Marcos Moraes nasceu com a história de excelência da Unimed-Rio e com a reconhecida expertise Oncológica e Hematológica do Grupo Oncoclínicas. Com 80 leitos, 14 consultórios e 4 salas de cirurgia, a unidade oferece áreas dedicadas à prevenção, ao diagnóstico, a tratamentos clínicos e cirúrgicos e a cuidados paliativos.  

Entre as especialidades oferecidas estão cirurgia de cabeça e pescoço, hematologia, cirurgia geral, mastologia, cirurgia oncológica, neurocirurgia, cirurgia plástica reparadora, oncologia clínica, cirurgia tórax, ortopedia, cirurgia vascular, psicologia, clínica da dor, urologia, ginecologia oncológica e radiologia intervencionista.  

O Centro de Diagnóstico do Hospital Marcos Moraes possui uma estrutura completa de alta tecnologia para a realização de diversos exames de imagem e mais de 800 exames de laboratório, com uma abordagem humanizada e individualizada como filosofia de atendimento aos clientes.

  • 3.715 internações
  • 35 média de paciente-dia
  • 1.610 cirurgias
  • 492 sessões de quimioterapia
  • 311 pacientes novos na radioterapia
  • 4.506 exames por imagem
Rua Aristides Caire, 27, Méier
Av. Ayrton Senna, 2.600 - sala 105, Barra da Tijuca
Centro de Excelência Oncológica:

MAIS DE 5.600 ATENDIMENTOS POR MÊS EM 2021

Em 2021, o Centro de Excelência Oncológica, parceria entre a Unimed-Rio e o Grupo Oncoclínicas, iniciada em 2014, realizou mais de 67 mil atendimentos, uma média mensal de 5.600. O número é 1,5% menor do que o contabilizado em 2020. Localizado na Barra da Tijuca, ao lado do Hospital Unimed-Rio, a unidade oferece tratamento oncológico com serviços de oncologia clínica e hematologia de alta qualidade.

  • 67.425 atendimentos (2020: 68.477, 2019: 56.955)
  • 5.618 de média mensal (2020: 5.734, 2019: 4.938)
Rua Pinheiro Guimarães, 66, Botafogo
Espaço Para Viver Melhor:

HÁ UMA DÉCADA OFERECENDO QUALIDADE DE VIDA

Outra unidade própria que comemorou 10 anos em 2021 foi o Espaço Para Viver Melhor. Inaugurado em 2011, o EPVM atua na prevenção de doenças e realiza o tratamento de pacientes com condições crônicas (problemas cardíacos, reumatológicos, entre outros). Para receber esse atendimento, é necessário ter encaminhamento médico.

Com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, professores de educação física, psicólogos e nutricionistas, o EPVM oferece os seguintes serviços:

. Reabilitação cardíaca
. Reabilitação postural
. Fisioterapia
. Programa Coaching Saudável
. Infusão de Medicamentos
. Dispensação de Medicamentos

  • 66.412 atendimentos (2020: 59.656, 2019: 139.373)
  • 5.534 de média mensal (2020: 4.971, 2019: 11.614)
  • 32% dos atendimentos foram para a Dispensação de Medicamentos
  • 77,8 de NPS
  • 8,6 de satisfação geral
Av. Armando Lombardi, 1.000 - Bl 01 - Grupo 306 - Barra Life Medical Center, Barra da Tijuca
Centro de Excelência Física:

PROCURA PELOS SERVIÇOS DA UNIDADE CRESCEU 38%

Os números do Centro de Excelência Física mostram que os cariocas, em 2021, voltaram a buscar qualidade de vida e saúde indoor. A unidade teve um aumento de 38% no número de atendimentos no ano que passou, depois de uma queda de 20% em 2020 devido à pandemia.

O Centro de Excelência Física, uma parceria da Unimed-Rio (51%) com o preparador físico Francisco Javier González, oferece atividades de condicionamento físico através de uma metodologia que une a prática de atividades esportivas à busca de mais saúde e qualidade de vida. O espaço oferece:

. Condicionamento físico
. Pilates
. Ergoespirometria
. Ergometria
. Fisioterapia motora
. Programa de exercício supervisionado
. Nutrição
. RPG

  • 90.570 atendimentos (2020: 65.567, 2019: 81.313)
  • 7.547 de média mensal (2020: 5.464, 2019: 6.776)